BUDISMO SEM FRONTEIRAS

Blog de artigos e reflexões sobre Budismo Shin

Jōdo Shinshū

A doutrina da Jōdo Shinshū, ou Shin, baseia-se nos ensinamentos do Mestre Shinran (Japão, séc XII) e sua essência é universal. Este aspecto deriva do Buda Shakyamuni, o Iluminado, que viveu há 2.600 anos na Índia e ensinou o caminho para o auto-despertar. Por isso, somos capazes de tomarmos consciência da futilidade e do sofrimento causado por nossas próprias ações e vir a apreciar verdadeiramente a Vida manifestada.

De acordo com o Budismo, aquele “eu” que pensamos conhecer realmente não é nada senão um sonho criado por nós mesmos a partir de nossos próprios desejos, egoísmos e apegos. Afinal, somos seres condicionados à inúmeras causas e condições em nossa história de vida. A fim de perceber isso, o Buda Shakyamuni pronunciou inúmeros discursos (Sutras) relacionados com as verdades universais atemporais chamados de Dharma.

Shinran encontrou sua maior fonte de inspiração no Grande Sutra da Vida Imensurável onde discute a existência do Buda Amida e da Terra Pura. Foi com base nesta mensagem das escrituras que a doutrina budista assumiu um novo significado para Shinran, como um caminho para a libertação final para todos os seres vivos por meio do Sagrado Nome do Buda Amida. Recitar o Namu Amida Butsu é recitar nossa própria Natureza Buda, esta é a Prática Fácil.

“A Salvação no Budismo Shin não consiste em se tornar feliz, na transformação do mau em bom ou na eliminação das paixões mundanas. Consiste em obter a visão clara, ou o Olhar Búdico que nos mostra quão ilusória e falaz é a imagem de felicidade que acalentamos, e nossa verdadeira situação de um ente mau, carregado de paixões negativas que agora se nos apresentam tais como elas são. Em suma, nosso eu é iluminado pelo Olhar Búdico.

O Buda que nos ilumina nos é revelado através de nosso eu que é iluminado. A tomada de consciência de nossas paixões é, ela própria, a prova de que estamos sendo iluminados. É dessa forma que aquele que obtém a Fé é sempre iluminado e guardado pela Luz de Amida. Ainda que dia e noite as paixões continuem a se manifestar, elas não são mais obstáculos para nós. Pelo contrário, ficamos mais certos do poder do Voto Original, cujo significado se torna mais claro para nós. Tal é o sentido dessa metáfora da luz solar e das nuvens e névoas, que nos ajuda a dissipar as incertezas que freqüentemente se manifestam em nossa vida espiritual”. (por Prof Rev Ricardo Mario)

Buda Amida, Kannon e Seishi