Por ocasião da Cerimônia de Iniciação (Kikyôshiki), o neófito, ao tomar refúgio nas Três Jóias do Budismo, tem a sua cabeça raspada simbolicamente e recebe um Nome de Dharma (Hômyô), ou seja, um nome de acordo com a tradição búdica da Verdadeira Escola da Terra Pura, ramo Ôtani.
É importante salientar que cada tradição budista usa critérios particulares para conceder esse Nome de Dharma. No caso da Escola Jôdo-Shinshu, ramo Ôtani, esse nome segue uma forma padronizada conforme regras rígidas, que já são usadas há séculos dentro de nossa tradição.
Esse nome simboliza o “renascimento” do discípulo para uma nova condição de vida, ou seja, uma nova fase de sua vida, como autêntico seguidor do Budismo, declarado e aceito pela comunidade dos monges e leigos na qual acaba de ingressar oficialmente.
A forma do nome segue sempre um padrão instituído pela nossa tradição. Em primeiro lugar vem o sobrenome Shaku para os homens e Shaku-ni para as mulheres, que é a forma japonesa do original sânscrito Shákya que denota o povo do Buda histórico, pois, ele próprio era chamado de Shakyamuni, O Sábio dos Shákyas. Dessa forma, recebendo o sobrenome Shaku ou na sua forma feminina Shaku-ni, a pessoa passa a ser reconhecida como descendente do próprio Buda, na cadeia de transmissão do Dharma.
Ao sobrenome, segue-se o nome propriamente dito, formado por dois ideogramas. Esse nome é dado em princípio pelo próprio Grão-Mestre da nossa Ordem, ou por um mestre por ele devidamente instituído para esse fim. Normalmente esse nome é composto por palavras tiradas dos Sutras, os textos sagrados do Budismo e traz em si um significado que deve ser meditado e refletido por cada um, pessoalmente.
Devemos nos lembrar de que essa prática de se adotar um novo nome por ocasião da Iniciação, é uma prática milenar, presente em muitas tradições religiosas, tanto do oriente quanto do ocidente. Esse nome, portanto, deve servir sempre de incentivo para nós, no caminho de ouvir e praticar o Dharma do Buda na companhia de nossos irmãos de Sangha, como verdadeiros discípulos do Buda.
Fonte: Apostila de iniciação (kikyoshiki) do templo Higashi Honganji
Na imagem do post, meu nome de Dharma, Shaku Tetsuji, Aquele que ensina e estuda em compaixão.
