Em certa ocasião, o Abençoado estava entre os Vajjias em Kotigama. Lá ele se dirigiu aos bhikkhus desta forma: “Bhikkhus, é por não compreender e não penetrar as Quatro Nobres Verdades que vocês e eu vagamos e perambulamos neste longo ciclo de samsara. Quais quatro? “Bhikkhus, é por não compreender e não penetrar a nobre verdade do sofrimento que eu e vocês vagamos e perambulamos neste longo ciclo de samsara. É por não compreender e não penetrar a nobre verdade da origem do sofrimento … a nobre verdade da cessação do sofrimento … a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento que eu e vocês vagamos e perambulamos neste longo ciclo de samsara.
“Aquela nobre verdade do sofrimento, bhikkhus, foi compreendida e penetrada.
Aquela nobre verdade da origem do sofrimento foi compreendida e penetrada.
Aquela nobre verdade da cessação do sofrimento foi compreendida e penetrada.
Aquela nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento foi compreendida e penetrada. O desejo por ser/existir foi cortado; o conduto para o ser/existir foi destruído; agora não há mais vir a ser a nenhum estado.”
Isso foi o que o Abençoado disse. Tendo dito isso, o Iluminado, o Mestre, disse mais:
“Por não ver como na verdade são as Quatro Nobres Verdades, nós perambulamos através de um longo ciclo com vários tipos de nascimento. “Agora essas verdades foram vistas; o conduto para o ser/existir foi cortado; eliminada a raiz do sofrimento: agora não há mais vir a ser a nenhum estado.”
Este é apenas um dos sutras deste assunto, acesse mais em Acesso ao Insight
