Eu reverentemente desejo expor a natureza da verdadeira e real realização. Nada mais é ela senão a maravilhosa situação em que o trabalho de beneficiar os outros seres é levado à perfeição: é o supremo fruto, o incomparável Nirvana. É também conhecido como o Voto do Atingimento do Nirvana Supremo. As pessoas comuns estão impregnadas de paixões negativas, as multidões de seres viventes estão mergulhadas no oceano turvo dos nascimentos e mortes. Entretanto, assim que eles despertam para a fé e para a prática que conduzem ao Renascimento na Terra Pura, passarão a integrar o grupo daqueles que definitivamente asseguraram sua realização pelo Grande Veículo.
Ao integrar o grupo dos assegurados, certamente integrarão o Nirvana. A certeza de integrar o Nirvana é a Eterna Alegria. A Eterna Alegria é a Paz Suprema. A Paz Suprema é o Nirvana Incomparável. O Nirvana Incomparável é o Incondicionado Corpo da Lei. O Incondicionado Corpo da Lei é a Realidade. A Realidade é a Natureza do Dharma. A Natureza do Dharma é a Real Similitude.
A Real Similitude é a Similitude do Uno. Assim, o Tathagata Amida, que vem do Real, manifesta-se em muitos corpos, como o Corpo da Recompensa, o Corpo da Resposta e o Corpo da Transformação. O Corpo do Dharma, a Natureza do Dharma, não tem cor nem forma, estando assim fora do alcance do pensamento e da palavra. Manifesta-se a partir do Real Uno, tomando a forma de um Corpo de Dharma que é um meio de facilitar a compreensão.
(Livro da Iluminação, Mestre Shinran, ref. Tannishô)


Eu IMEDIATAMENTE orei, louvei com essa leitura. Quanta suavidade. As palavras faziam carícias, vou começar a ler a minha versão em inglês do Tannisho. Que maravilha. Uma torrente de poesia, lirismo tocante e ao mesmo tempo cheio de ensinamentos preciosos para a reflexão e meditação. Nossa!!! Muito obrigado por isso meu querido amigo do Dharma, por meio do seu ensino despretensioso estou voltando a sentir pulsar em mim a fé e a confiança no espiritual, no bem, na verdade, no Dharma. Eu estou SENTINDO o Dharma. Estou em êxtase. Muito obrigado.
Oh Thiago, mas que coisa boa demais ler isso! Fico radiante em saber que esteja tocado pelo Dharma através deste modesto blog! Sigamos juntos estudando e vivenciando o Nobre Caminho! Namadabu!