Recortes do artigo do prof.rev. Haneda (maidacenter.org)

A Terra Pura é um símbolo do Sangha, um lugar onde as pessoas estão procurando seriamente o Dharma. “Nascimento na Terra Pura” é um símbolo de se tornar parte do Sangha. Buda Amida criou a Terra Pura especificamente para os seres inferiores. Para os seres inferiores, a Terra Pura é indispensável. O poder da Terra Pura significa o poder das palavras do budista predecessores. É através do “ouvir apenas suas palavras” que se pode perceber Estado de Buda. A única coisa necessária para o nascimento na Terra Pura, a Terra de Namu Amida Butsu (Curvar Amida Buda), é “curvar-se”. Somente se uma pessoa se curvar, uma pessoa quem conhece sua própria maldade e ignorância, pode nascer na Terra Pura. Não importa quão capaz seja uma semente, ela não pode brotar por si mesma. Se uma semente é colocada em uma rocha, nunca brotará. Ele deve ter condições como calor, umidade e luz.

A Terra Pura (o Sangha) é a condição que nos permite brotar. É recebendo poder da Terra Pura, da Sangha, que podemos brotar e eventualmente dar frutos. Realisticamente falando, entre os Três Tesouros (ou seja, o Buda, o Dharma, e o Sangha), o Sangha é a mais importante. Tornar-se membro da Sangha, de uma tradição viva, é a coisa mais importante no Budismo. É o Sangha que nos permite obter uma visão do Buda e do Dharma. Assim, o Budismo Shin diz que o nascimento na Terra Pura (o Sangha) é a coisa mais importante. Nosso nascimento na Terra Pura, nosso tornar-se parte do Sangha é a nossa libertação.

A Terra Pura é um símbolo da Sangha. O nascimento na Terra Pura é um símbolo de tornar-se parte do Sangha – uma tradição budista viva que consiste em grandes professores. Para aqueles que se consideram religiosamente superiores, a Terra Pura (o Sangha) pode não ser necessário. Mas para aqueles que reconhecem as limitações de suas habilidades, a Terra Pura tem um significado extremamente importante. Isso é absolutamente necessário. É inteiramente devido ao poder que recebem na Terra Pura que são transformados em Budas.