Recortes do artigo do prof.rev. Haneda (maidacernter.org)

O Budismo Shin nos ensina a importância das palavras que ouvimos de nossos predecessores. Nos ensina que apenas ouvir suas palavras provoca nosso nascimento na Terra Pura e eventualmente nosso estado de Buda. Para explicar o Budismo Shin ênfase na importância exclusiva de ouvir, deixe-me falar sobre o processo de fazendo salmão defumado. 

Para fazer salmão defumado, devemos primeiro colocar o salmão em uma caixa de fumaça. Então, devemos mantê-lo na caixa por vários dias. Durante esse período, o salmão será exposto à fumaça. Depois de vários dias, nós os tiramos da caixa e descobrimos que ele se tornou salmão defumado. 

As implicações budistas deste exemplo são as seguintes: o salmão simboliza os seres humanos; uma caixa de fumaça simboliza a Terra Pura (o Sangha); entrada em uma caixa de fumaça simboliza o nascimento na Terra Pura (o Sangha); e tornando-se perfeitamente salmão defumado simboliza tornar-se Budas. 

Se o salmão for colocado em uma caixa de fumaça e mantido lá por um certo período de tempo, eles nunca deixará de se tornar salmão defumado completo. Não são os talentos ou habilidades de salmão que os transforma em salmão defumado; é o poder da fumaça que transforma-os em salmão defumado completo. 

Aqui duas coisas são importantes: “fumaça” e “exposição à fumaça”. Na vida humana, a “fumaça” significa “palavras”; e “exposição à fumaça” significa “ouvir palavras”. Assim como a exposição somente à fumaça cria salmão defumado, ouvindo apenas as palavras realiza o estado de Buda. 

Para Shinran, seu nascimento na Terra Pura significava não apenas que ele se tornou parte de uma irmandade histórica específica que se formou em torno de Honen, mas também que ele tornou-se parte da grande tradição budista dos sete patriarcas aos quais Honen o guiou. Para Shinran, os sete patriarcas eram todos Budas, isto é, históricas aparições de Buda Amida. Foi só ouvindo suas palavras que Shinran foi capaz de se tornar um Buda. Assim, Shinran enfatizou a importância exclusiva de ouvindo suas palavras. Por exemplo, no final de seus “Versos da Verdadeira Confiança”, ele diz: “Apenas confie nas palavras desses [sete] grandes monges dizem.” Aqui Shinran indica que “confiar (shin ou shinjin)” significa “ouvir”. Segundo ele, há foi uma tremenda alegria ouvir e ouvir sozinho realiza o estado de Buda. 

A Terra Pura (o Sangha) é um lugar onde uma tradição budista viva é mantido, um local onde estamos expostos às palavras de nossos antecessores e somos transformado em Budas. Essa transformação espiritual através da escuta é tecnicamente chamado “perfumar ouvindo (Skt. shruti-vasana) . Embora todas as escolas budistas enfatizar a importância de ouvir, o Shin Buddhism é único ao ensinar que ouvir só é necessário.