Recortes do artigo do prof. rev. Haneda (maidacenter.org)

Antes de responder a essa pergunta, deixe-me primeiro discutir como o Grande Sutra descreve a Terra Pura. De acordo com o sutra, a Terra Pura consiste em três componentes: (1) Amida Buda, o mestre da terra; (2) inúmeros bodhisattvas, as pessoas na terra; e (3) as coisas da terra, como o solo, as árvores, os rios, os lagos e as casas. Deixe-me falar sobre estes, respectivamente.

O primeiro componente da Terra Pura, Buda Amida, é o mestre da terra. A Terra Pura é um lugar onde Buda Amida está ensinando e seu espírito permeia. Quem então, é Buda Amida? Qual é o espírito dele? Buda Amida é um símbolo do buscador perpétuo e seu espírito é o espírito do eterno buscador.

O Grande Sutra diz que Amida era originalmente um jovem buscador com o nome de Dharmakara. Quando Dharmakara conheceu seu professor, ele despertou sua aspiração de se tornar um Buda e criar uma maravilhosa Terra de Buda. Dharmakara então pediu ao professor instruções sobre a criação da Terra de Buda. Usando o exemplo de uma pessoa esvaziando o oceano e finalmente obtendo um tesouro que está no fundo, disse o professor

Dharmakara que, se continuasse buscar um tesouro (isto é, estado de Buda), acabaria ser capaz de alcançá-lo. Essa instrução se tornou a base espiritual de Dharmakara.

O que, então, significa “procurar um tesouro (isto é, estado de Buda)” no Budismo? Quando somos instruídos a procurar um tesouro pela primeira vez, geralmente pensamos que existe uma diferença entre “buscar” (o processo) e “tesouro” (a meta). Nós pensamos nisso apenas como pensamos na perfuração de petróleo, em que a perfuração é o processo e o petróleo é a meta. Mas se nós pensarmos desta maneira, estamos entendendo mal o ensino sobre “procurar um tesouro”. No Budismo, não há diferença qualitativa entre o processo e a meta; não há “Tesouro” (ou objetivo) além de “buscar” (o processo). O “tesouro” (ou objetivo) significa busca perfeita, o processo perfeito. Processo é “buscar” e o objetivo é “o perfeito procurar”. Assim, “buscar um tesouro” significa que buscamos a busca perfeita ou o perfeito buscador.

A razão pela qual digo isso é que o único Dharma (Verdade) que o Budismo nos ensina é a verdade da impermanência. A verdade da impermanência é o frescor da vida, ou criatividade da vida. Quando essa verdade começa a nos permear e começamos a incorporar isso verdade, nos tornamos buscadores; não podemos mais ser complacentes com valores fixos. Então o que nós procuramos? Procuramos buscar incorporar plenamente a verdade. Procuramos nos tornar um buscador perfeito – aquele que personifica completamente a verdade.

O Grande Sutra diz que Dharmakara alcançou o “tesouro” e se tornou um Buda. Isso significa que Dharmakara incorporou completamente a verdade da impermanência – que ele tornou-se um candidato e aprendiz perfeito. Assim, quando Dharmakara se tornou um Buda, ele tornou-se um Buda com o nome de Namu Amida Butsu (Reverencio o Buda Amida). Seu nome significa que ele se tornou um Buda que está constantemente “inclinando a cabeça diante de tudo Budas”- que ele está constantemente demonstrando respeito por eles e aprendendo com eles. Seu nome significa o cumprimento da mais profunda aspiração humana – a aspiração de viver uma rica, plena e criativa vida. Seu espírito de perfeita educação permeia todos os cantos da Terra Pura.

O segundo componente da Terra Pura são os bodhisattvas (buscadores), as pessoas na Terra. Na Terra Pura existem inúmeros bodhisattvas. Eles vieram para a Terra Pura de todas as dez direções, porque eles queriam imitar o espírito de Amida. Na Terra Pura, Amida está constantemente ensinando o Dharma a eles; e eles são dedicadas e diligentemente o ouvindo. 

O terceiro componente da Terra Pura são as coisas na Terra, como o solo, árvores, rios, lagos e casas. Sempre que as coisas na Terra Pura emitem sons, esses sons se transformam nos sons do Dharma. Por exemplo, sempre que as ondulações dos rios ou as folhas das árvores geram sons, seus sons se tornam os sons do Dharma. No Dessa forma, todas as coisas na Terra Pura estão constantemente ensinando o Dharma às pessoas em a terra.