Recorte do artigo do prof.rev. Haneda (maidacenter.org)

Amida é “um símbolo pessoal”. Em outras palavras, Amida é “um personagem fictício” como Hamlet ou Fausto. Deixe-me explicar essa definição discutindo primeiro o que Amida não é. Desde que Amida é um personagem fictício, ele é (1) não um deus (ou um ser divino) e (2) não uma pessoa histórica.

Primeiro, Amida não é um deus. Assim como Hamlet simboliza certas qualidades espirituais de seres humanos e não tem nenhum significado sobre-humano (ou divino), Amida simboliza certas qualidades espirituais dos seres humanos e não possui nenhum significado (ou divino). 

Segundo, Amida não é uma pessoa histórica. Assim como Hamlet é um personagem fictício criado por Shakespeare e não uma pessoa histórica, Amida é um personagem fictício criado pelos antigos indianos e não é uma pessoa histórica. Hamlet é suposto ser um príncipe de Dinamarca, mas não podemos encontrar o nome dele na crônica atual da Dinamarca. Similarmente, não há histórico real de Amida; Sendo uma figura simbólica (fictícia), Amida nunca viveu em qualquer hora e lugar específicos.

Em seguida, vamos discutir o que é Amida, o que ele simboliza. Podemos dizer que Amida simboliza duas coisas: (1) Shakyamuni, uma pessoa histórica, e (2) o Dharma (último realidade ou verdade) ou estado de Buda universal.

Primeiro, Amida simboliza Shakyamuni, uma pessoa histórica. Assim como Strickland, o herói do romance de Summerset Maugham, The Moon and Sixpence, é um símbolo do pintor Gauguin, uma pessoa histórica, Amida pode ser considerado um símbolo de Shakyamuni, uma pessoa histórica. Podemos dizer que Amida simboliza o “espírito humilde e dinâmico” de Shakyamuni. Como vimos, os mahayanistas criaram o conceito de Amida para criticar as doutrinas fossilizadas dos hinayanistas e restaurar o espírito vital de Shakyamuni.

Segundo, Amida simboliza o Dharma ou estado de Buda universal. Mahayanistas criaram o conceito não apenas para expressar o espírito vital de Shakyamuni, mas também para mostrar a base espiritual de Shakyamuni e de todos os seres humanos. Eles queriam mostrar que, assim como Shakyamuni foi despertado e libertado pelo Dharma ou estado de Buda universal, todos os seres humanos são despertados e liberados por ele. 

Assim, no que diz respeito à nossa realização pessoal do estado de Buda, este segundo significado de Amida como um símbolo do Dharma ou estado de Buda universal é mais importante que o primeiro. O objetivo no budismo é que nos tornemos pessoalmente Budas Amida. O estado de Buda que devemos alcançar no budismo não é o estado de Buda histórico de Shakyamuni, mas o estado de Buda universal que é simbolizado em Amida. Não podemos nos identificar totalmente com Shakyamuni, porque vivemos em um ambiente diferente contexto histórico do que de Shakyamuni. No entanto, podemos e devemos nos identificar com a aspiração universal que Dharmakara simboliza, se esforça para cumpri-la e nos tornar Budas Amida. Devemos realizar a nossa mais profunda realidade, nosso verdadeiro eu, que é o significado da realização do Buda Amida.

Rev. Nobuo Haneda (Maida Center)