Este post é dedicado a uma série de templos relacionados à história do budismo Shin no Japão.

Templo Higashi Honganji:

Esta é o Santuário Central da Ordem Ōtani de Budismo Shin onde está entronizado a imagem do Mestre Shinran, símbolo da prática de escutar o Dharma. Em 1602, o General Ieyassu Tokugawa doou este terreno ao então 12º Grão-mestre Kyonyo dando origem assim a esta ordem religiosa. Após vários incêndios a construção deste templo foi concluída em 1895 e atualmente é a maior construção de madeira do mundo.

1. Hokaiji:

Este templo foi construído por Sukenari Hino e possui dois Pavilhões, o do Buda Amida e do Buda da Medicina.

2. Tanjo-in:

A região é conhecida por ser a localidade onde nasceu o Mestre Shinran. Este templo pertencente a Ordem Honganji foi construída pelo então 20º Grão-mestre Konyo.

3. Shoren-in:

Local onde os Mestre Shinran realizou a iniciação monástica, o templo pertence a tradição Tendai.

4. Kirarazaka:

Esta é uma das trilhas que leva ao Monte Hi’ei e tem aproximadamente 5 km de extensão. Dizem que o Mestre Shinran utilizava com frequência este caminho.

5. Hiezan-Enryakuji-Komponchudo:

Este templo da tradição Tendai foi construído pelo patriarca Saicho. Este mosteiro foi responsável pela formação de vários mestres do budismo reformado de Kamakura.

7. Saito-Seikoin-Ato:

Durante o período no Monte Hi’ei o Mestre Shinran assumiu o cargo como monge responsável deste templo.

8. Yokawachudo:

Yokawa é uma das regiões do Monte Hi’ei chamado “Nembutsu das Montanhas”. No Pavilhão Jōgyōdo o Mestre Shinran realizou as práticas do Nembutsu-samadhi.

9. Rōkkakudo:

Este templo pertence a Escola Tendai e foi construído pelo príncipe Shōtoku. Aos 29 anos o Mestre Shinran desce o Monte Hi’ei e ficaria quase 100 dias de clausura neste local e no período tem um sonho do príncipe Shōtoku.

10. Anyoji:

Este templo pertence a Escola Jishū. O Mestre Hōnen viveu aqui neste templo dos 43 aos 75 anos. Após o sonho revelador o Mestre Shinran veio a este local a procura do Mestre Hōnen para escutar o Ensinamento do Nembutsu do Melhor Voto Selecionado.

11. Houtaruno-Iwaya:

Dentre os fiéis e monges que ouviam o ”Dharma do Nembutsu pregado por Hōnen” tinham seus dormitório que abrangiam até esta localicade.

12. Okazaki Betsuin:

O Mestre Shinran mantinha seu dormitório nesta região e peregrinava até o Mestre Hōnen para ouvir sobre o ensinamento do Nebutsu.

13. Koenji:

Retornando da Região de Kanto o Mestre Shinran manteve aqui primeiramente o seu dormitório. Nas escrituras é dito que Heitaro de Hitachi veio a seu encontro neste local. Esta localidade também é apontado como sendo onde o Mestre Shinran passou seu últimos dias de vida.

14. Zempoin-Ato:

O Mestre Shinran faleceu neste local onde encontrava-se o seu irmão Jin-u Zempoin.

15. En-Ninji:

Segundo a Pintura Hagiográfica do Mestre Shinran é este o local onde ele foi sepultado.

16. Sotai-in:

Seu corpo foi transferido para este local passando-se dez anos do seu falecimento. Com isso a sua filha Kakushin-ni construiu um Pavilhão em memória do Mestre Shinran onde entronizou sua imagem. Através do Grão-mestre Kakunyo este local passa a ser o Templo Honganji.

17. Yamashina-Betsuin;

Este templo foi construído pelo Mestre Rennyo um grande propagador dos ensinamentos do Mestre Shinran. O Mestre Rennyo construiu nesta localidade uma cidade envolvida por uma muralha centralizado no Templo Honganji de Yamashina.

Foto – Templo Okazaki betsuin, Quioto (registro pessoal/ 2018)