Sobre o karma bom e o karma ruim
Mestre Shinran disse uma vez:
” Quanto a mim, eu não tenho nenhum desejo para com a bondade, nem temo o mal. Não tenho nenhum desejo de bondade porque nenhuma bondade supera a mensagem do Voto Original de Amida. Não temerei mal algum, porque nenhum mal impede a manifestação do Voto Original de Amida.”
” no entanto, as pessoas comuns pensam: ” Eu devo acumular bom karma, caso não alcançarei o Ir-Nascer na Terra Pura mesmo que eu recite o Nembutsu. “Ou eles pensam: ” mesmo que eu recite o Nembutsu, meu mau karma é tão vasto, que não conseguirei o Ir-Nascer na Terra Pura.” Nós nunca devemos nos deixar cair em qualquer uma dessas visões extremas.
” Se fosse possível dispensar o mau karma para satisfazer nossa mente, permitindo-nos da transmigração sem fim de renascimentos e mortes e encaminharmo-nos para a Terra Pura, então conhecer o Voto Original seria desnecessário. “Nós simplesmente não precisaríamos dele.”
“Mas nós somos incapazes de controlar nosso karma. As pessoas comuns como nós, estão presas em um dilema, continuam a criar karma ruim, ao mesmo tempo que o temem. também não temos certeza que estamos acumulando a quantidade suficiente de karma bom.”
” O Buda contemplou o Voto Original por cinco kalpas por compaixão para com os seres mundanos e ímpios como nó, que estamos cheios dos três venenos, transbordando karma ruim e gerando pouco karma bom. Totalmente incapazes de escapar do samsara. Basta nos concentrarmos no Voto para receber o despertar da fé da sabedoria do Buda.”
Trecho do livro Kudenshô coletânea de transmissões orais ” Assim Eu Ouvi” – Kakunyo Shonin
Namu Amida Butsu
