É natural que os seres humanos queiram personificar qualidades tais como amor, liberdade e compreensão. Foi com este espírito que o Buda foi representado como possuindo très corpos.

Dharmakaya, é a personificação do Dharma, que sempre brilha e sempre ilumina tudo. Qualquer coisa que nos ajude a despertar, árvores, pássaros, seres humano. Qualquer coisa pode ser a voz do Dharma quando se está desperto. O Dharma não se expressa apenas através de palavras e ações, mas também da não-ação. O corpo de Dharma é a parte do Buda que é eterna.

Samboghakaya, o corpo de bem-aventurança, deleite, resultado ou recompensa. Quando respiramos, contemplamos o céu azul ou tomamos nosso chá com atenção plena, sentimo-nos felizes apenas por estar vivos, este é o corpo de deleite, o Samboghakaya.

Nirmanakaya, o Buda histórico, um raio de luz enviado ao mundo pelo sol de Dharmakaya para ajudar e aliviar o sofrimento dos seres vivos. Existem muitos corpos de transformação exemplificando o Dharma. Shakyamuni foi um destes corpos de transformação.

(A essência dos ensinamentos de Buda, Thich Nhat Hanh)