Objeto devocional secular na cultura japonesa, os butsudans – ou morada do Buda – estão presentes em quase todos os lares japoneses. De maneira geral, são semelhantes dentre as várias escolas budistas, porém, cada uma delas possui sua ornamentação específica.
No caso do Budismo Shin, temos o Ícone Sagrado do Buda Amida representando o Dharma personificado. Muitos estranham que não há a imagem de Shakyamuni ao centro, mas isso deve ao fato que o símbolo venerado é o Dharma e não o Buda histórico, sem contudo diminuir sua importância.
Os ornamentos apresentados são chamados butsugu ou utensílios do Buda. Primeiro vemos as flores no lado esquerdo representando a vida, a impermanência, a efemeridade dos fenômenos. Elas mostram sua beleza e nos lembram da nossa fragilidade, da nossa temporalidade. Ao centro temos o incensário. Curioso saber de antemão que na escola Shin ele é queimado deitado com a ponta acesa para o lado esquerdo, ao passo que em outras escolas é costume queimar de pé. Quando você for a um templo budista, observe o costume local. Ele representa a transformação, a purificação, a transformação da trajetória da vida que se esvanece com o tempo rumo à iluminação. Por isso queima a partir do lado da transitoriedade em direção a outro elemento, a vela, a iluminação. Ainda temos o sino para marcar o ritmo dos ofícios. Seu som nos leva à introspecção e serenidade. Todos estes elementos sob o olhar atento do Buda.
Alguns altares ainda podem possuir tabuletas memoriais familiares chamados ihai. Simbolizam a vida daqueles que se foram da existência física e que se preservam em nossos corações e memórias, expressamos nosso agradecimento nesta infindável cadeia de seres que hoje nos proporcionam viver. Existe o costume de oferecer algum alimento pela manhã e como o básico dos orientais é o arroz, logo é comum vermos uma pequena porção em agradecimento a inúmeras seres, causas e condições de tudo que chega até nós.
A liturgia budista é vasta, por isso este é um post breve sobre butsudan. Cada escola tem sua estética. De maneira geral, todas elas contém os elementos do Ícone Sagrado, as flores, o incenso e a vela. Você pode criar um oratório de acordo com o que estiver ao seu alcancem, de forma graciosa, elegante. Lembre-se, é o Buda em sua residência e como um nobre hóspede, queremos proporcionar o melhor lugar, o vaso mais bonito. Mas antes de tudo, é importante entender o significado de upaya (ou hoben em jap.), os hábeis meios salvíficos, como a função de um espelho e de uma inspiração e aspiração à Terra Pura. Não é algo a ser idolatrado, e tampouco ali está assentada uma entidade ou espírito no oratório, como vemos em outras tradições religiosas. A significado no Shin é sobre o chamado do nosso despertar ao Voto Original ao executar o exercício da prática e da fé budista. Por isso, a liturgia é a expressão da gratidão e do louvor ao Buda por ter garantido o Ir-nascer na Terra Pura rumo ao Supremo Nirvana a todos os seres viventes.

